segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RESGATE E INCENTIVO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS


Na sexta-feira, dia 13 os alunos do Projeto Ambial estiveram recebendo orientações da voluntária Maria Orlandi acerca do cultivo e aplicabilidades das plantas medicinais.Na oportunidade,realizaram o plantio de mudas na horta escolar.Acreditamos que o conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas faz parte da cultura oral, que tem sido transmitida de geração para geração e permitir que esta experiência seja compartilhada,buscando melhorar a qualidade de vida, preservando a saúde faz parte do fazer pedagógico.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA




Este foi o tema da palestra ministrada pelo doutor Valdemir Spricigo e pela enfermeira Ana Maria Rosetti para os alunos de 5ª a 8ª séries de nossa Unidade Escolar.Após ter desenvolvido um amplo estudo sobre o assunto em sala com professores,observamos a necessidade de oportunizar aos educandos uma discussão mais aberta e esclarecedora com profissionais da Saúde.O trabalho foi realizado em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e a Escola. O objetivo do trabalho foi conscientizar sobre a importância quanto às suas responsabilidades e escolhas, pois sabemos que saúde se trata inicialmente com prevenção.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

II NOITE DO SONINHO/2009

O PROJETO AMBIAL da Escola de Educação Básica São Donato, realizou no dia 30 de outubro a Segunda Noite do Soninho, buscando valorizar a importância da amizade e a necessidade de fortalecer os laços afetivos entre alunos e professores.Foi uma experiência muito divertida e emocionante para os alunos, na qual participaram de atividades educativas, explorando o espaço físico da escola.A noite foi preparada com entusiasmo pelas professoras Suzana Falcheti da Silva, Rozeli Trevisan e pelos alunos que estavam muito ansiosos para o grande momento, para alguns seria a primeira oportunidade de dormir fora de casa sem o papai e a mamãe. Enfim chegou a grande noite! Todos chegam com seus acessórios: lençóis, travesseiros, mochilas, etc...




O primeiro momento foi para gastar as energias acumuladas no “futebol de sabão”





Depois de um banho gostoso... cuidar dos cabelos!!!!






....uma sessão de cineminha ....





Um lanche porque ninguém é de ferro... preparado pelas professoras...hummm





Contação de Estórias Infantis pela Assistente de Educação Denise Secco Chineli: foi uma bela oportunidade de aprender sobre o valor do respeito e da boa educação, alguns vencidos pelo cansaço dormiram logo, outros... estavam muito alegres para dormir!







...Que soninho... zzzzzz









Pela manhã todos acordam cedinho e tomam um delicioso café da manhã.




Acabou...vamos voltar para casa?


Muito obrigado, seu Jandir pela colaboração!!!!
VALEU!!!!



Assim foi a segunda de muitas experiências que serão proporcionadas para os alunos do Projeto Ambial da E.E.B.São Donato.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ARTE E PINTURA


A linguagem da Arte na educação tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos,sensíveis e culturais.Os alunos aprendem em ambiente estimulante que encoraja a criatividade e a maneira de se expressar, desenvolvendo assim auto-confiança tornando-se mais capazes e componentes para aprender.

Os alunos da 8ª série, da Escola de Educação Básica São Donato do município de Saltinho, nas aulas de Artes, desencadearam o processo de pintura em tela, oferecendo oportunidade do conhecimento e aplicação pratica de varias técnicas de pintura,através da elaboração de trabalhos artísticos.Nesta área ocorre o desenvolvimento da coordenação e habilidade motora,aumentando a capacidade de organizar o espaço e o domínio de técnicas, visando que a pintura e o contato com a diversidade de materiais o aluno aprende a se soltar, buscando a expressão artística individual e criativa.
LUCINDA PAGANI,Professora da E.E.B.São Donato, de Saltinho