quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

AOS PROFESSORES

"Chega de mansinho
vem e traz tua bagagem
vem e traz teu conhecer
vem e traz tua experiência.
Deixa que ela se funda
com outras experiências...
Vem e traz tua esperança
deixa que ela se funda
com outras esperanças...
Vem e traz tua dúvida...Tua incerteza...
Mas... Traz também,
tua vontade, tua disponibilidade,
teu sufoco, teu grito...
Vem...
Chega de mansinho
E seja ...
Bem vindo !!!
""A MELHOR EQUIPE NÃO É AQUELA QUE REÚNE MEMBROS PERFEITOS MAS,
AQUELA EM QUE CADA UM ACEITA O OUTRO E CONSEGUE PERDÃO PARA OS PRÓPRIOS DEFEITOS""

NOSSAS CRIANÇAS



RETIRADO DE " http://luzimara-prazerdensinar.blogspot.com"

sábado, 7 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Trajetória da EEB São Donato


A Escola de Linha São Donato, hoje Vila São Donato, foi fundada em 1959 pela Prefeitura Municipal de Campo - Erê. No início a escola funcionava na residência do Sr. Pedro Selias Vaz e teve como primeira professora, a senhora Lídia Rosa Vaz, já falecida. Mais tarde, foi construída a primeira sala de aula, em madeira, que ficava próximo a residência do Sr. Antonio S. Passoni. Transferida administração para a rede estadual, foi construída a primeira sala de aula em alvenaria, em um terreno doado pelo Sr. Abílio Farias no mesmo local onde hoje funciona a escola e que é parte do atual prédio, com o nome de Escola Isolada Burro Branco II.
Segundo informações dos moradores, atuaram como professores além de Lídia Rosa Vaz, Pedro Vaz da Silva,Rosalina Maciel, Terezinha Pipper, Terezinha Pagani, Ariovaldo Mello, Cleusa da Veiga, Euris Camargo, Arlindo Nórdio, Sergio Caliari, Roque Gomes de Oliveira e Evani Gomes de Oliveira. Após grande luta de lideranças da comunidade em 1984, o governador do estado autorizou a construção do prédio para o funcionamento de 1ª. A 8ª. Série e em 26 de fevereiro de 1985, através do parecer nº 34/85, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento da Escola de Educação Básica Burro Branco II.Pela Lei nº 6549, de 21 de junho de 1985, foi alterado o nome para Escola Básica São Donato, através da portaria 419/95 de 23 de janeiro de 1995, o Secretário de Educação João Batista Mattos autorizou o funcionamento do ensino de Pré-escolar na Escola Básica São Donato e a Prefeitura Municipal de Campo - Erê, construiu o prédio onde atualmente funciona. Em 1999 a Escola Básica São Donato recebeu a ampliação de mais uma sala de aula devido o aumento da demanda e em 2000 o governador do Estado de Santa Catarina agraciou novamente a comunidade com um Centro Esportivo nas dependências da Escola que leva o nome de um dos fundadores da comunidade, Abílio Farias.No ano de 2002, o prédio da já escola de Educação Básica São Donato, abrigou uma extensão do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Emíla Boos Laus Schmidt.
Em 2003, o prédio escolar foi ampliado com a construção de uma cozinha industrial e uma sala de informática o que possibilitou o acesso dos alunos ao mundo tecnológico. Além disso, essa ampliação veio atender a necessidades de funcionamento do Projeto Ambial recém implantado.
Em seguida, no ano de 2007 a Secretaria Regional de Maravilha realizou a modificação, transformando a antiga cozinha em biblioteca e sala de professores oferecendo maior comodidade e conforto aos educadores.
Depois de vinte e três anos de funcionamento o prédio da escola recebeu do Estado, no ano de 2008 uma pequena reforma na estrutura física como: a colocação de cerâmica em toda área coberta e em duas salas de aula, substituição do forro de madeira por PVC, a troca de abas e espelhos de madeira por PVC, reparos na cobertura e a colocação de portão tubular na entrada da escola. Também foi realizada a pintura completa do prédio escolar com tinta fornecida pelo Estado e mão-de-obra paga com recursos da APP.
Após a implantação da Escola Básica São Donato, atuaram como diretores: Roque Gomes de Oliveira, Nelson Maurina, Elaine Maria Both Garghetti, Evani Gomes de Oliveira, Jucilei Passoni Giacomin, Ângela Maria Godoi Kuhn, Sandra F Scopel e atualmente responde pela pasta a professora Dolores Luneburger Vieira.